Antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite que empresas adiantem valores a receber no futuro. Isto é, tenham acesso imediato a um valor de vendas de produtos, serviços ou operações parceladas em cartão de crédito, sem precisar esperar pelo pagamento da nota.
A Antecipação de Recebíveis pode ser uma importante aliada do empreendedor para lidar com imprevistos, manter o fluxo de caixa positivo e negociar melhores preços com fornecedores.
Quer saber mais sobre o que é, como funciona e como realizar antecipação de recebíveis? Então confira este artigo e tire todas as suas dúvidas!
Resumo
O que é Antecipação de Recebíveis
Antecipação de recebíveis nada mais é do que uma modalidade de concessão de crédito que permite à empresa adiantar o recebimento de suas vendas, para usar no presente um dinheiro que só estaria disponível no futuro.
Por exemplo, suponha que você realizou uma venda de um produto para outra empresa, que tem uma política de pagamento de 60 dias após a emissão da nota.
Neste caso, você terá que entregar o produto hoje, mas só receberá pela venda em dois meses.
Ou ainda, que fez uma venda parcelada por cartão de crédito em sua loja. Nessa situação, também, você só receberá o valor integral da transação após o fim do prazo de parcelamento.
Com a antecipação de recebíveis, você pode antecipar estes capitais que já pertencem à sua empresa, mas que só entrariam em caixa futuramente, podendo contar com ele de forma imediata.
Como Funciona a Antecipação de Recebíveis
A Antecipação de Recebíveis funciona por meio da solicitação da empresa para um banco, fintech e demais instituições financeiras.
A empresa seleciona as notas das operações que pretende antecipar e envia para a instituição financeira realizar o pagamento.
Bancos e instituições tradicionais costumam ter mais burocracia na liberação de crédito e taxas maiores também.
Por outro lado, existem instituições financeiras, como algumas fintechs, que trabalham com taxas mais justas, com menor Custo Efetivo Total por operação, por exemplo, trazendo assim mais vantagens para pequenos e médios empreendedores.
Quais as vantagens de Antecipar Recebíveis
Mesmo se tratando de uma linha de crédito, antecipar recebíveis pode ser uma importante aliada na gestão de sua empresa. Isso porque, além de contar com taxas mais atrativas do que outras modalidades de crédito, antecipar recebíveis ajuda as empresas em diversas situações, como na manutenção de um fluxo de caixa positivo, na possibilidade de evitar endividamentos e cobrir imprevistos e na negociação com clientes e fornecedores.
Manter fluxo de caixa positivo
Um dos principais objetivos de antecipar recebíveis é garantir um fluxo de caixa mais saudável, que permita flexibilidade para investir no próprio negócio.
A antecipação pode ser uma grande aliada para fazer bons negócios, negociações, investimentos em equipamentos e recursos e garantir mais fundos para o capital de giro do negócio.
Evitar endividamento
Ao optar pela antecipação de recebíveis, sua empresa lida com capital próprio. Por isso, contribui com a preservação da saúde financeira de seu negócio, uma vez que se resguarda da possibilidade de acúmulo de dívidas e pagamentos de altas taxas de juros, mais passíveis de ocorrência em solicitações de empréstimos e financiamentos.
Cobrir imprevistos
Caso sua empresa precise lidar com situações de imprevistos, a antecipação de recebíveis se torna uma opção de crédito mais segura para manter o capital de giro da organização. Isso se dá pelo fato da empresa antecipar valores que já lhe pertencem. Assim, ao antecipar seus valores a receber para cobrir gastos inesperados, o seu negócio não fica descoberto e não perde recursos.
Negociar com clientes e fornecedores
A injeção de melhora de fluxo de caixa proporcionada pela antecipação de recebíveis permite a negociação de preços e prazos mais acessíveis com os fornecedores. Isso impacta também a oferta de valor aos clientes finais, contribuindo para a sua fidelização e otimização de vendas.
Quais as diferenças entre Antecipação de Recebíveis e Empréstimo
Apesar de ambas as operações serem operações de concessão de crédito, existe pelo menos uma diferença fundamental entre as duas, que explicamos a seguir.
Para ilustrar, quando sua empresa solicita um empréstimo à instituição financeira, ela passa por uma avaliação de risco que determinará se o seu negócio tem ou não condições de arcar com o ressarcimento do valor emprestado. Em outras palavras, a instituição financeira atua como cedente de um capital, que deve ser pago pela empresa solicitante, que atua como sacado.
Em contrapartida, no caso de uma Antecipação de Recebíveis, a empresa solicita a antecipação de um capital que já é dela. Assim, a instituição financeira cedente pode adiantar o recebimento desse valor e o sacado, nesse caso, se torna a contraparte da empresa solicitante. Ou seja, quem deve arcar com o pagamento à cedente é a empresa que fez a compra do produto ou serviço da sua empresa.
Em outras palavras, no caso de um empréstimo, sua empresa solicita um crédito sobre o qual não tem títulos de recebimento que garantam previsibilidade de pagamento, ficando então sujeita à análise de riscos. Nesse caso, arca com uma taxa de juros mais alta, condizentes ao grau de risco de inadimplência.
No caso da antecipação de recebíveis, a empresa apenas adianta o recebimento de um valor que já é dela, oferecendo então, por meio dos títulos de notas de pagamento, uma garantia de pagamento nos prazos determinados. Desse modo, o risco de inadimplência é menor, e, consequentemente, as taxas cobradas pela instituição financeira são mais convidativas.
Principais Modalidades de Antecipação de Recebíveis
A operação de antecipação de recebíveis pode ser realizada por meio de diversas modalidades. Ou seja, é possível antecipar notas de recebíveis de vendas de produtos, serviços e ainda de vendas parceladas em cartões de crédito.
Antecipação de Recebíveis de Produtos e Serviços
É prática comum no mercado que empresas tenham políticas de pagamento a seus fornecedores com prazos de 30 a 90 dias para pagamento após emissão da nota.
Ainda, se sua empresa trabalha com a possibilidade de pagamento a prazo por vendas de produtos e serviços, pode acumular diversas notas que só serão compensadas no futuro.
Porém, antecipar o recebimento dos valores dessas notas pode ser uma boa alternativa para permitir que sua empresa possa ter mais liquidez, ganhando flexibilidade para negociar com fornecedores, investir em crescimento de receitas e equipamentos e incremento de fluxo de caixa.
Antecipação de Recebíveis de Parcelas de Cartão de Crédito
Valores parcelados a curto e médio prazo dos pagamentos com cartão de crédito por seus clientes também podem ser antecipados.
Dessa forma, a empresa é capaz de garantir mais comodidade para seus clientes, por meio do parcelamento de compras, mas ainda recebe pela venda sem precisar aguardar a quitação do parcelamento.
Em outras palavras, antecipar recebíveis de cartão de crédito permite que o valor referente às vendas realizadas a prazo sejam recebidos antes do prazo regulamentar estabelecido pelas operadoras.
Quando realizar Antecipação de Recebíveis
Antecipar Recebíveis pode ser uma opção para otimizar o capital de giro da sua empresa em momentos estratégicos. Um bom exemplo é o investimento em novos equipamentos, que podem ser negociados com valores mais atrativos à vista e com pagamento imediato.
É um bom negócio também quando a empresa for utilizar o valor antecipado para gerar mais receita e lucro para o seu negócio, e também para obter maior flexibilização do seu fluxo de caixa.
Apesar das vantagens, é preciso que a empresa tenha uma boa organização e projeção de fluxo de caixa, uma vez que, ao adiantar os recebíveis, ela deixará de receber estes valores do futuro, para receber agora. Portanto, é necessário avaliar se os valores adiantados não farão falta nos próximos meses.
Além disso, antes de antecipar recebíveis, é importante também lembrar que quanto maior o período de antecipação, maiores são as taxas. Nesse sentido, a antecipação de recebíveis é um recurso ainda melhor para receber valores de pagamentos de curto prazo.
No entanto, ao realizar tais operações com empresas que oferecem serviços de antecipação de recebíveis com taxas mais justas, o empreendedor garante uma solução de crédito muito atrativa.
Como solicitar Antecipação de Recebíveis
Existem diferentes tipos de instituições financeiras que realizam antecipação de recebíveis. Com vantagens e desvantagens, as principais são:
Bancos tradicionais
São instituições financeiras que se dedicam à administração de finanças de pessoas físicas e jurídicas e oferecem serviços bancários e de crédito. Podem apresentar taxas de juros competitivas, mas existe maior burocracia na obtenção do crédito;
Fintechs
São empresas com core business no mercado financeiro. Elas utilizam tecnologia para desburocratizar serviços financeiros e ofertar soluções com taxas justas e maior acesso às oportunidades de crédito;
Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs)
São empresas que adquirem direitos creditórios de outras empresas e convertem os fundos em lastros para o fundo de investimento. Apresentam taxas menores e menor prazo de recebimento;
Factoring
São empresas que compram direitos creditórios de outras empresas. Podem apresentar menos burocracia para obtenção de crédito. Porém, possuem as maiores taxas em relação às outras opções.
Antecipe Recebíveis com o Contbank, a Fintech que tem como propósito facilitar a vida dos empreendedores brasileiros
O Contbank é um forte aliado das PMEs na hora de antecipar recebíveis. Com taxas justas por operação, facilidade e agilidade de contratação em comparação aos bancos tradicionais e factorings, oferece também segurança na operação e a tranquilidade de contar com seu agente de negócios de confiança para orientar sua empresa. Tudo sem burocracias desnecessárias.
Com o apoio de nossos parceiros, oferecemos as melhores condições para que pequenos e médios empreendedores possam contar com crédito acessível para impulsionar seus negócios.
Antecipe notas de produtos, serviços e cartão de crédito em poucos passos, com a agilidade, tranquilidade e segurança que só o Contbank oferece.
Quer saber seu limite pré-aprovado para antecipar recebíveis com o Contbank? Preencha seu CNPJ e e-mail em nosso formulário e descubra. É fácil, rápido e sem compromisso.