Início » Home » O que é Equity Crowdfunding? Entenda como funciona a modalidade de investimento em Startups

O que é Equity Crowdfunding? Entenda como funciona a modalidade de investimento em Startups

Uma das tendências mais empolgantes dos últimos anos no mercado financeiro é o Equity Crowdfunding, uma modalidade de investimento que tem ganhado destaque e está revolucionando a maneira como startups e pequenas empresas arrecadam capital. 

Neste artigo, exploraremos em detalhes o que é o Equity Crowdfunding, como ele funciona no Brasil, as regulamentações associadas, as vantagens dessa prática e como os investidores podem investir em Startups de forma segura e democrática.

O que é Equity Crowdfunding?

Equity Crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo onde investidores, sejam eles indivíduos ou empresas, compram participações acionárias em startups e empresas em estágio inicial. Diferentemente do crowdfunding tradicional, onde os apoiadores recebem recompensas ou produtos em troca de seu investimento, na modalidade de Equity Crowdfunding, os investidores se tornam acionistas da empresa e podem se beneficiar do crescimento do negócio.

Como Funciona a Prática no Brasil

No Brasil, o Equity Crowdfunding opera por meio de plataformas online que conectam investidores interessados em apoiar empresas em crescimento às empresas em busca de financiamento. As empresas apresentam seus projetos, modelos de negócios e projeções financeiras, enquanto os investidores podem explorar diferentes oportunidades e decidir onde alocar seus recursos.

A prática tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos no Brasil. Segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o montante captado por meio dessa modalidade em 2022 superou a marca de R$210 milhões, representando um aumento de aproximadamente 61% em relação ao ano anterior. Esse crescimento reflete a crescente aceitação de startups e pequenas empresas em relação a essa forma inovadora de financiamento, bem como o interesse crescente de investidores que buscam diversificar suas carteiras e apostar em empresas em estágio inicial.

É seguro investir em Equity Crowdfunding? Qual a regulamentação?

A regulamentação do Equity Crowdfunding no Brasil é regida principalmente pela Instrução CVM 588, emitida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa instrução estabelece diretrizes específicas para as plataformas de Equity Crowdfunding e define os limites de captação de recursos para cada empresa. Além disso, a instrução também estabelece requisitos para as empresas que desejam utilizar o Equity Crowdfunding como uma forma de levantar capital, garantindo maior transparência e proteção aos investidores.

Quais as Vantagens do Equity Crowdfunding?

Listamos a seguir algumas vantagens do investimento em Equity Crowdfunding: 

Acesso à empresas em estágios iniciais

O Equity Crowdfunding oferece uma maneira mais acessível para empresas em estágio inicial arrecadarem capital. Startups muitas vezes têm dificuldade em atrair investidores tradicionais, e o Equity Crowdfunding ajuda a preencher essa lacuna.

Democratização do Investimento

Uma das características mais marcantes do equity crowdfunding é a democratização das oportunidades de investimento. Antes reservado principalmente para investidores institucionais ou de alta renda, o equity crowdfunding permite que pessoas comuns participem do mercado de ações com valores mais baixos. Muitas vezes, é possível investir a partir de quantias tão acessíveis quanto R$1000,00, tornando o investimento em empresas promissoras uma realidade para um público mais amplo.

Engajamento e Comunidade

Investidores tornam-se apoiadores ativos das empresas em que investem, podendo oferecer insights, experiência e networking, além de se tornarem parte do crescimento da empresa.

Potencial de Retorno Elevado

Embora investir em startups seja arriscado, empresas bem-sucedidas podem oferecer retornos significativos aos investidores, superando muitas vezes os investimentos tradicionais.

Conclusão

O Equity Crowdfunding está democratizando o acesso ao investimento em startups e pequenas empresas, permitindo que investidores de todos os tamanhos participem do crescimento de empresas promissoras. Através de plataformas online, o processo de investir em Equity Crowdfunding se tornou mais acessível e transparente do que nunca. 

Ao entender o que é o Equity Crowdfunding, como ele funciona no Brasil, suas regulamentações, vantagens e como investir, os investidores podem tomar decisões mais informadas sobre como diversificar suas carteiras e potencialmente colher os frutos do sucesso das startups.

 Agora que você já sabe o que é Equity Crowdfunding, queremos saber: se houvesse a oportunidade, você investiria no Contbank? Responda nossa pesquisa!

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.